quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trabalhadores da Faurecia dão luz verde à greve



criar PDFversão para impressãoenviar por e-mail
02-Set-2009
faurecia_trab.jpg
Em protesto contra o Lay-off de 20 dias anunciado pela administração da Faurecia - a maior empresa fornecedora da Auto-europa - os trabalhadores votaram esmagadoramente a favor da greve, em referendo promovido pela Comissão de Trabalhadores. Em declarações ao Esquerda.net, Daniel Bernardino, da CT, garante que a greve é inevitável, a menos que a administração recue na reunião desta quarta-feira à tarde.


Participaram no referendo 295 trabalhadores, correspondendo a 85% do total de funcionários da empresa. Destes, 256 disseram sim à greve (86,75%), apenas 36 se posicionaram contra (12,2%), e três trabalhadores votaram branco.

Em causa está o lay-off de 20 dias anunciado pela administração da empresa, a ser realizado entre este mês de Setembro e Fevereiro de 2009. Segundo a CT, "se a medida for aplicada entre três a quatro dias por mês, pode cada trabalhador (em média) receber menos 180 a 240 euros mensais".

Qualificando o referendo de "mais um momento de democracia da nossa empresa e do país", a Comisssão de Trabalhadores congratula-se com a "grande adesão à votação por parte dos trabalhadores" e promete "dar seguimento às pretensões da maioria". Para esta tarde está agendada uma reunião entre CT e administração. Se não houver recuo patronal quanto ao lay-off, os trabalhadores partem mesmo para a greve.

Consulta o blogue da Comissão de Trabalhadores da Faurecia

0 comentários:

Enviar um comentário