sábado, 13 de junho de 2009

Apresentação dos candidatos BE - Autárquicas 09


Boa noite amigos e amigas presentes e não presentes, caros apoiantes:

Os últimos quatro anos, correspondentes essencialmente ao último mandato autárquico, são a parte visível de uma degradação evidente e continuada com 35 anos pelo menos.

Nas anteriores eleições autárquicas ganhou uma coligação que elegeu um presidente da Câmara, é verdade este facto, é no entanto mentira que seja ele o presidente da câmara. O presidente eleito pelos homens e mulheres da Marinha Grande foi (agora afirmo eu), com acordo entre os seus pares compulsivamente obrigado a abandonar o cargo, sendo substituído pelo seu vice que aguardava de braços abertos, este desfecho. Este drama real, não é escrito por Kafka, ou Maquiavel, é uma produção banal da CDU, aconteceu aqui na Marinha Grande infelizmente.

A qualidade de vida das mulheres e homens da Marinha Grande foi e continua a ser prejudicada.

A frase chave da nossa campanha é “ SEM TELHADOS DE VIDRO”, foi assim há 4 anos, vai ser novamente este ano. Nada mudou infelizmente, mudaram os executores, não mudaram os problemas, ou antes mudaram, mas para pior. Neste sentido voltamos a afirmar que é necessário o fim do reinado dos “carreiristas” políticos, que enxameiam os órgãos autárquicos. Quem assiste à discussão politica vazia de conteúdo, a todas as afrontas contra as populações, aos constantes acordos entre a CDU e a direita, só e exclusivamente para manterem o poder, não para uma melhor execução Camarária. Dizia eu, quem não concorda com estes malabarismos, deve votar na mudança, deve votar no povo real.

Estamos como há 35 anos sem estruturas básicas na Marinha Grande que foram prometidas em todas as vereações até aqui eleitas. As incapacidades em realizar são basicamente elementares:

Pensam que temos um teatro ou cinema?

- Não, não temos.

Pensam que poderemos, utilizar piscinas com tamanho de competição Olímpica?

- Não, não podemos.

Pensam que temos uma rede de esgotos e saneamento básico, minimamente capaz?

- Não, não temos. Falta executar mais de 60%, sim, eu disse mais de 60% do saneamento básico.

Pensam que temos Plano Director Municipal, conhecido por PDM. Deveria estar concluída a sua 2ª versão, em 2004, dez anos depois da primeira?

- Não, não temos e não teremos tão depressa.

Enfim, poderia continuar por horas a dissertar, sobre o que deveria ter sido feito nestes 35 anos e não foi, por incúria e incapacidades várias. A culpa é sempre do outro que lá esteve, nunca de quem lá está a executar.

Estes são alguns dos problemas a solucionar, não são promessas vãs e demagogas. A Câmara Municipal é neste momento um problema em si e que precisa de um estudo de reestruturação, como aliás a Agenda XXI bem define. Acreditam por acaso, que em termos informáticos o R/C e o 2º piso não estão em consonância… o que é verdade num lado pode não o ser do outro. Sim… sim estou a falar do departamento de obras. A culpa não é dos funcionários como quer fazer crer a direita, a culpa é dos políticos que se servem da CMMG, em vez de a servirem.

A culpa afirma o Bloco de Esquerda e reafirmo eu, é de todos os eleitos nestes 35 anos para a execução camarária, todos sem excepção.

O bloco de Esquerda afirma-se como a única força de esquerda sem telhados de vidro, sem culpas, sem credores de coisa alguma. Vamos à luta por uma maior votação, para fazer entender aos homens e mulheres da Marinha Grande, que podem ajudar a mudar o estado do Concelho. Acreditem que é possível.

Para finalizar, e porque é preciso termos uma Câmara Municipal da Marinha Grande “sem telhados de vidro”, queria pedir-vos novamente para que todos os presente possam votar conforme a vossa consciência, votem tendo em conta, as arbitrariedades cometidas por todos os que estiveram, e estão ainda por enquanto, no executivo da Câmara municipal da Marinha Grande.

A todos os amigos, presentes e não presentes, peço novamente para votarmos Bloco de Esquerda, passem esta mensagem é o que vos demando,

Votem… votem sempre…

Votem Bloco de Esquerda.

Viva o Bloco de Esquerda

Viva a Marinha Grande


amândio fernandes

Marinha Grande, 12 de Junho de 2009

ab

0 comentários:

Enviar um comentário