sábado, 27 de junho de 2009

Médico de família


Leiria, 27 Jun (Lusa) - A Assembleia Municipal de Leiria aprovou sexta-feira à noite uma moção na qual manifesta preocupação pela falta de médicos de família no concelho e reclama diligências para a reposição destes profissionais de saúde em falta.

O documento, apresentado pelo membro eleito pelo Bloco de Esquerda, Vitorino Vieira Pereira, e aprovado por maioria, manifesta "preocupação para com as situações de ausência de médicos de família, que assegurem o bom funcionamento das extensões e centros de saúde do concelho", situação que acarreta "prejuízos para os utentes", de que realçou os idosos.

Por outro lado, a moção pede o desenvolvimento de "todas as diligências possíveis para que sejam respostas as faltas de médicos de família", para que "cada utente possua um médico de família de referência".

Segundo Vitorino Vieira Pereira, esta situação "pode ser relevante para o acompanhamento de todos os cidadãos em situações de crise/risco, como por exemplo no caso da existência de uma pandemia" provocada pela Gripe A.

A moção, que vai ser enviada ao Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Litoral II, Administração Regional de Saúde do Centro e Direcção-Geral da Saúde, pretende ainda que seja assumida "a defesa do direito à saúde universal e gratuito para todos, bem como a defesa do Serviço Nacional de Saúde", condição para a "realização do exercício desse direito em termos de equidade".

SYR.

Lusa/Fim

0 comentários:

Enviar um comentário