quarta-feira, 13 de maio de 2009

JOVENS DISCUTEM EUROPA COM MIGUEL P.


PDFImprimire-mail
13-Mai-2009
Miguel Portas na mesa do debate em Vila Verde. Foto de Paulete Matos"O futuro da Europa depende de serem os europeus a tomarem o seu destino nas mãos e não raciocinarem em termos de 'isso é um problema lá deles de Bruxelas'", defendeu o cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias, Miguel Portas, convidado a falar esta quarta-feira numa sessão comemorativa do Dia da Europa para mais de 500 jovens da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, distrito de Braga.


"O mesmo se pode dizer para os portugueses", disse Miguel Portas, "que têm de deixar de só pensar em 'receber a mesada da Europa' e entender que não há problemas de cá e de lá, que os problemas são os mesmos e as soluções estão ligadas."

Miguel Portas introduziu a discussão com uma intervenção sobre Portugal, a crise e a Europa. Acompanhado de slides, gráficos, fotografias e filmes, o eurodeputado foi mostrando as origens da actual crise económica, da crise que atinge Portugal e cujas raízes são anteriores, já que o país, ao contrário de outros, há muito divergia com a média europeia em nível de vida.

Seguiu-se uma viva sequência de perguntas e respostas, abordando temas como a formação de adultos, os critérios para a entrada na União Europeia, o papel da regulação, como vivem os jovens nos outros países da Europa, a defesa da língua portuguesa na Europa.

No final, o eurodeputado visitou as instalações da escola de 800 alunos, que existe há 16 anos e que é muito procurada pelos jovens que querem frequentar cursos profissionais, sendo os mais procurados os de restauração e electro-electrónica.


0 comentários:

Enviar um comentário