segunda-feira, 13 de julho de 2009

Conceitos neo-liberais básicos e escandalosos


Privatizar tudo, tornar todos os serviços fundamentais para uma pessoa viver minimamente e com dignidade, em serviços que tenham o objectivo primário de dar lucro, só lucro, não o objectivo real e essencial do serviço em si, como por exemplo a saúde, a captação e distribuição de água, a assistência social bem como a segurança social e ainda a energia e sua distribuição, estes são exemplos mínimos do que não deve ser privatizado, sob pena de o pouco que temos ser delapidado para usufruto de muito poucos com capital.

O dinheiro e os mercados supostamente liberalizados e comerciais, foram tomados de assalto por gente que só tinha na mira o lucro fácil e garantido. O mercado tinha a consciência tribal de direita, de que se regularia por si não deixando que o dinheiro se anulasse a si próprio. Redondo engano e pura certeza para quem viu os seus pertences e depósitos, ficarem a valer zero, de um momento para o outro. As promessas de doutas personagens que por aí deambulam, sempre em conjunto com os “donos” do dinheiro, sempre a dizer que não havia problema, afirmando que dava rios de dinheiro o depósito X ou Y, entre outras previsões que mais não eram senão propaganda e em alguns casos paga e bem. Bom, essas promessas fizeram eles mas pagámos nós. Em Portugal dois casos paradigmáticos:

- O BPN, foi logo nacionalizado, ainda em Novembro de 2008. Com encaixes de dinheiro fresco e sucessivos que vão neste momento em mais de 2,8 mil milhões de Euros. Mas pode ainda ser pior, vão colocar mais dinheiro para depois voltar a entregar a privados. De toda esta liquidez entregue a uma administração proposta pela CGD, uma parte, que é mais de metade, vamos pagar nós, todos nós contribuintes Portugueses e sem qualquer benefício. Nem sequer já falo do administrador e fundador do banco em prisão preventiva, ou do novo arguido, agora ex conselheiro de estado. Todos eles excelsas figuras de direita, e só de direita, com ligações a governos de direita e desgovernados por ela.

- O BPP, é outro caso eventualmente de polícia, ainda se apuram factos e algumas certezas, sendo que a sua compra foi proposta a semana passada por um euro! Significativo… não?

Habitei os primeiros anos da minha vida, numa Freguesia de Coimbra de seu nome Sto. António dos Olivais. Tem mais de 60.000 (sessenta mil) habitantes! Tomando como exemplo comparativo, o Concelho da Marinha Grande tem pouco mais de 30.000 Almas registadas e a habitarem neste cantinho, estou a falar de todo o Concelho (Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita). Metade portanto de uma Freguesia, no caso comparação com Sto. António dos Olivais. Como sabemos, o pensamento da direita neo-liberal é continuamente destrutivo e, tenta criar divisão na vã tentativa de reinar, nem que seja só sobre o vizinho do lado. É desta forma estéril que a direita promove a discussão, com o propósito único de… ir buscar alguns votos e só.

Informem-se. Façam o mesmo que eu e poderá ser que votem de forma diferente em Setembro e Outubro, como espero.

Amândio Fernandes

Candidato do Bloco de Esquerda

Câmara Municipal da Marinha Grande

0 comentários:

Enviar um comentário